Skip to content

Como Consultar Saldo Nota Paraná

Há alguns anos os estados brasileiros vêm implantando programas de recompensas aos consumidores que solicitarem o CPF nas notas fiscais de suas compras. No Paraná não foi diferente e o programa Nota Paraná vem beneficiando milhares de adeptos.




Ao se cadastrar no portal, você pode consultar saldo Nota Paraná quando bem entender. O programa foi criado com o intuito de acabar com a sonegação fiscal por meio de um sistema de recompensa ao consumidor.

Ao se cadastrar, além de consultar o saldo Nota Paraná, o consumidor pode participar de sorteios, abater créditos em IPVA e, claro, fazer o resgate do saldo disponível diretamente em sua conta bancária.

Para consultar Saldo da Nota Paraná, o consumidor deve ter acesso à internet e estar devidamente cadastrado no programa. Somente desta forma poderá acessar à plataforma e fazer o resgate de seus créditos.

Após realizar o cadastro no programa, no próprio site da Nota Paraná você deverá cadastrar sua conta bancária, seja ela corrente ou poupança!




Para aderir ao programa e poder realizar a consulta de saldo, o usuário pode ser tanto Pessoa Física quanto Pessoa Jurídica.

Além disso, ONGs e Instituições Filantrópicas podem participar do programa e, ao receberem notas fiscais de outras pessoas, podem reverter o crédito para a própria instituição, como forma de doação.

Ao solicitar o CPF na nota em suas compras, o cliente passa a arrecadar créditos, que vêm do ICMS que é pago pelo próprio consumidor.

Para aderir ao programa é muito simples e rápido. Aqui fizemos um guia ensinando passo a passo como se cadastrar na Nota Paraná. Clique em Como Fazer Cadastro Nota Paraná e Confira.

Após realizar seu cadastro, todas as vezes que realizar uma compra e solicitar a inclusão do seu CNPJ ou CPF na nota Paraná, automaticamente você terá suas compras computadas pelo programa e os créditos serão calculados 3 meses após a compra.




Confira abaixo:

consultar-saldo-nota-parana

Como Consultar Saldo da Nota Paraná

Para consultar saldo do CPF na nota fiscal, é necessário que você esteja cadastrado no programa, como mencionado acima.




Após estar devidamente cadastrado e solicitando o CPF na nota, para ver seu saldo CPF na nota Paraná, é necessário que você tenha acesso a algum dispositivo com internet.

Para realizar a consulta saldo, você deve:

  • Acessar o site Nota Paraná;
  • No campo “ACESSO AO SISTEMA” à direita, clique em “ACESSAR”;
  • Informe seu CPF e sua Senha nos dois campos solicitados e clique em “Acessar”;
  • Na página seguinte você estará no sistema. No campo “Minhas Notas” é onde você pode conferir suas notas e seu saldo. No campo “Minha Conta Corrente” você verifica o extrato com as notas antigas.

como-consultar-saldo-da-nota-parana

É importante lembrar que nem todos os produtos ou serviços consumidos possuem retorno monetário, mesmo ao solicitar o CPF na nota.

Isto acontece com os itens que possuem tributação de fábrica, como acontece com cigarros, bebidas, combustível, pagamento de faturas de luz, gás liquefeito e mais uma série de produtos que são regidos pelo sistema de Substituição Tributária.

No entanto, mesmo que haja o retorno zero no consumo dos produtos e serviços, é sempre importante solicitar seu CPF no cupom fiscal.

Desta forma, você terá mais crédito para trocar por bilhetes virtuais, já que eles são emitidos de acordo com o valor gasto em notas, e não com o saldo angariado.

Como a contagem do ICMS não é pré-estabelecida, a contabilização das notas e do crédito arrecadado é feita em três meses.

Isto se justifica, pois, as informações necessárias que se realize o cálculo das notas e de seus créditos, que são: Recolhimento de imposto pelos estabelecimentos comerciais, Recebimento das Notas Fiscais Impressas só chegam à SEFAZ durante 2 meses.

Após o decorrer deste período e de todo o trâmite ter sido realizado, seu extrato estará disponível e você poderá consultar o saldo da nota quando bem entender!

Como Fazer a Consulta Pelo Aplicativo

Outro benefício proporcionado pelo programa, é consultar saldo da Nota Paraná pelo aplicativo.

O aplicativo Nota Paraná está disponível para download paras os principais sistemas operacionais.

O download pode ser realizado em tablets e celulares.

Para acessá-lo, é necessário que você possua sua conta previamente cadastrada, ou então poderá cadastrar no próprio app.

Após realizar o download do aplicativo, para consultar saldo você deve fazer seu login, fornecendo seu CPF e sua Senha.

Após acessar o sistema, na página inicial você pode verificar seu saldo sem qualquer tipo de complicação.

Este é um procedimento simples que o permite consultar o CPF nota quando e como quiser.

Além disso, com o uso de dispositivos móveis, você poderá verificar seu saldo e solicitar o resgate de onde você estiver!

No entanto, assim como no portal, no App o resgate só é liberado para saldos acima de R$25,00 reais.

O aplicativo também permite a consulta de seus bilhetes e o acompanhamento dos sorteios.

Caso você não tenha acesso ao portal, pode conferir sua conta apenas pelo app, acompanhando o extrato e solicitando os resgates quando desejar.

Como Consultar o Sorteio

Além dos créditos relativos aos pagamentos que os consumidores realizam com o CPF na nota, o programa Nota Paraná disponibiliza sorteios mensais em valores em dinheiro.

O sorteio funciona da seguinte forma: Ao usuário pagar R$50,00 reais em notas fiscais com a inclusão do CPF, um bilhete é gerado.

Estes bilhetes são cumulativos e são computados pelo próprio sistema.

No entanto, a adesão aos sorteios não é automática e o consumidor precisa se atentar a aceitar os termos do sorteio.

Uma vez feito isso, você estará participando automaticamente de todos os sorteios seguintes.

Desta forma, o sistema contabiliza seus bilhetes de acordo com o valor de suas notas fiscais.

Você pode verificar os próximos sorteios, a quantidade e a numeração de seus bilhetes. Se algum for sorteado, será acusado em sua conta!

O processo dos sorteios é realizado pelas Loterias do Brasil.

Para aderir a este sistema não é cobrado qualquer tipo de taxa de adesão ou administração.

Não há, também, qualquer tipo de contraindicação à participação, já que os sorteios podem ser muito vantajosos.

Vale ressaltar que existem três tipos de sorteios:

  • Sorteios direcionados às Pessoas Físicas;
  • Sorteios direcionados às Pessoas Jurídicas;
  • Sorteios direcionados às Instituições Filantrópicas e ONGs.

Cada perfil recebe uma quantidade pré-estabelecida e tem seus sorteios de forma independente.

Para Pessoa Jurídica consultar o saldo Nota Paraná dos sorteios, o procedimento é o mesmo, já que o site possui o mesmo layout para todos os usuários.

No entanto, para que os vencedores possam realizar o resgate, tanto do sorteio, quanto dos créditos da Nota PR, não deve constar nenhuma pendência estadual.

Desta forma, pessoas ou instituições com dívidas de IPVA, ICMS ou qualquer pendência relacionada à Receita Estadual não poderão receber seus prêmios.

Para que isso ocorra, será necessário identificar e regularizar a situação para que o resgate possa ser realizado.

quais-sao-as-vantagens-do-programa

Quais São as Vantagens do Programa

Em questão de benefícios, o consumidor adepto à Nota Paraná está bem amparado!

O programa oferece diversas vantagens aos consumidores paranaenses e, desta forma, não há motivos para que não haja a adesão.

Algumas pessoas se preocupam com a fiscalização sobre os gastos e acabam não solicitando o CPF na nota por receio.

No entanto, o programa não possui vínculo algum com a Receita Federal em termos de fiscalização.

As principais vantagens da adesão à Nota Paraná são:

Consultar o Saldo Nota Paraná – Por meio do portal ou do aplicativo o consumidor pode consultar e solicitar o resgate de seu saldo a qualquer momento, quando e como quiser!

Participação em Sorteios – Como mencionado acima, os usuários da Nota Paraná participam de sorteios mensais que têm como prêmios valores em dinheiro que podem ser resgatados em suas contas bancárias, corrente ou poupança;

Doação a Instituições de Caridade – Muitas são as instituições que sobrevivem primordialmente de doações: asilos, ONGs, comunidades em geral, além de hospitais públicos. Estas organizações sem fins lucrativos podem se inscrever no programa e angariar notas fiscais de outras pessoas. Quando você doa sua nota para estas instituições, elas recebem o crédito que você receberia por suas compras;

Abatimento em IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor pode ser pago parcialmente ou até mesmo quitado, dependendo do valor que você obtiver em saldo até o período de vencimento do imposto;

Armazenamento dos Cupons Fiscais – Com o tempo, as notas fiscais, que ficam expostas à alteração de luzes, diferentes temperaturas e taxas de umidade podem perder suas inscrições. Além disso, não é nada cômodo guardar cada pequena via que recebemos em pagamentos do dia a dia. No entanto, com o Nota Paraná, os cupons ficam armazenado virtualmente,conservando todas as devidas informações que constam no bilhete físico.

É importante lembrar que o consumidor, para Consultar Saldo Nota Paraná, deve sempre solicitar o CPF na nota.

Desta forma, além de ser beneficiado pelo retorno monetário, você estará auxiliando na manutenção de um comércio mais justo e correto.

Além disso, você estará participando ativamente da justiça fiscal.