Home / Nota Carioca / Nota Carioca

Nota Carioca

A Nota Carioca corresponde a nota fiscal utilizada no Rio de Janeiro, e que proporciona ao consumidor uma série de benefícios quando solicitada junto com o cadastro do seu CPF.




Nem todas as pessoas tem o hábito de solicitar nota fiscal ao consumir um serviço, porém, com a Nota Carioca essa situação tem mudado, visto que ninguém quer ficar de fora dos benefícios dessa nota.

Sendo instituída pela Secretaria Municipal da Fazenda do Rio de Janeiro e estando em vigor desde 2010, a Nota Carioca é hoje o principal documento fiscal emitido pelos prestadores de serviços para seus clientes dentro do estado.

Vale ressaltar que a emissão da Nota Carioca passou a ser então um direito do consumidor, podendo ser exigida sempre que o mesmo faz uso de um serviço ou adquire um produto.

A seguir vamos trazer todas as informações importantes sobre a Nota Carioca, ensinando você o passo a passo para realizar o seu cadastro e podendo utilizar dos benefícios ofertados a seu favor.

nota carioca

Entenda como funciona a Nota Carioca





Apesar de ser utilizada no Rio de Janeiro desde 2010, ainda são inúmeras as dúvidas sobre o que é a Nota Carioca, e os motivos pelos quais ela foi implementada pela Secretaria Municipal.

Como você já sabe, a Nota Carioca corresponde a nota fiscal eletrônica emitida no Rio de Janeiro, e que pode ser solicitada sempre que você faz uso de um serviço ou produto, sendo um direito do consumidor.

Sendo uma nota com o mesmo valor de uma nota fiscal impressa, a Nota Carioca conta com o formato eletrônico, podendo ser acessada de forma online.

A Nota Carioca foi criada com o objetivo de prevenir a sonegação de impostos, legalizando a legalização dos serviços ofertados e tendo um maior controle sobre os mesmos, gerando assim uma economia para o estado.

Essa nota pode ser importante ainda para repassar aos consumidores parte da economia gerada, ofertando assim alguns benefícios para quem obtiver o cadastro na Nota Carioca e que solicitar o cadastro do CPF.

Não perca mais tempo e faça agora o seu cadastro na Nota Carioca, garantindo a participação nos benefícios oferecidos.

Saiba o passo a passo de como se cadastrar na Nota Carioca

Muita gente ainda não sabe como se cadastrar na Nota Carioca, e para te ajudar, vamos deixar aqui o passo a passo para que você possa seguir e concluir o seu cadastro com sucesso.

    • O primeiro passo para o cadastro na Nota Carioca é acessar o site oficial do Programa Nota Carioca.
    • Depois, basta você acessar o item “Cadastramento de senha!” e começar a preencher as informações solicitadas. Deverão ser informados alguns dados pessoais, e por fim, você terá de realizar a confirmação do código automático.
    • Depois de realizado o seu cadastro, é importante a confirmação da sua senha. Para isso, basta acessar o email cadastrado.
    • Após seguir esses passos o seu cadastro estará completo, e você será mais um cidadão a fazer parte do Programa Nota Carioca.

É importante ressaltarmos que, caso alguma das informações que você colocou no cadastro sejam modificadas, é importante que você solicite a atualização do seu cadastro.

Benefícios da Nota Carioca para consumidores

Depois de realizar o seu cadastro, é importante estar ciente dos benefícios que a Nota Carioca pode te proporcionar, sendo dois os principais benefícios.

  • Desconto no IPTU

Ao fazer uso de um serviço, é importante que você solicite a Nota Carioca com o cadastro do seu CPF. A partir desse momento você estará acumulando créditos, os quais irão corresponder a uma porcentagem do valor gasto.

Quanto mais você consumir, maiores serão os seus créditos acumulados, os quais poderão ser convertidos posteriormente em um valor que poderá ser utilizado como desconto no seu IPTU.

  • Participação em sorteios

Além do desconto no seu IPTU, com a Nota Carioca você pode ainda participar dos sorteios de prêmios realizados todos os meses. Assim, a cada compra realizada, você receberá um bilhete eletrônico para sorteio.

São sorteados todos os meses prêmios em dinheiro, e os resultados podem ser conferidos diretamente no site da Secretaria Municipal da Fazenda, através do número do seu bilhete.

Esperamos ter esclarecido aqui as principais informações sobre a Nota Carioca, para que você possa fazer parte desse programa e se beneficiar com as vantagens ofertadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *