Skip to content

Nota Fiscal Goiana

O programa Nota Fiscal Goiana é uma iniciativa desenvolvida pelo Estado de Goiás para incentivar o consumidor a exigir as notas fiscais em suas compras.




A Nota Fiscal Goiana funciona como um programa de recompensa onde, ao solicitar a inclusão do CPF ou CNPJ no cupom fiscal, o consumidor acumula créditos que poderão ser resgatados em sua conta bancária.

Para entender melhor como o sistema de CPF na nota funciona, você pode ler este artigo que explica sobre a iniciativa dos estados brasileiros a recompensar os consumidores.

Quando o consumidor realiza o pagamento de uma compra ou serviço, ele é responsável por pagar o ICMS, imposto que é cobrado do consumidor final e repassado ao Governo Estadual.

Como forma de incentivar o consumidor a solicitar seu documento fiscal, a Nota Fiscal Goiana oferece um retorno monetário de parte do valor que é pago como ICMS.




Para participar do programa e poder arrecadar créditos, é necessário que o consumidor se cadastre no programa Nota Fiscal Goiana. Além dos créditos que são resgatados em forma de dinheiro em sua conta bancária, o programa também realiza regularmente sorteios que estão disponíveis aos consumidores adeptos ao programa.

A adesão aos sorteios ocorre no próprio portal da Nota Fiscal Goiana. Ao se cadastrar no programa, você pode solicitar o CPF na nota e começar a arrecadar seus créditos.

O valor convertido em credito não é pré-estabelecido pois depende de algumas variáveis como o valor que os estabelecimentos onde você realizou seus pagamentos irão recolher de ICMS. Portanto, embora a conversão de CPF nota fiscal seja automática, ela não é imediata.




Após o cadastro, o saldo CPF na nota pode ser consultado todas as vezes que você acessar o sistema da Nota Fiscal Goiana com seu CPF e sua senha previamente gerada!

Confira abaixo:

nota-fiscal-goiana

Como Funciona a Nota Fiscal Goiana

Para entender melhor como o programa Nota Fiscal Goiana funciona, é necessário considerar que uma porcentagem do valor pago em suas compras ou serviços adquiridos é referente ao ICMS.

O ICMS é um imposto pago pelo consumidor final para poder consumidor produtos e serviços que não são regidos pelo regime de Substituição Tributária.

A tabela de substituição tributária e de ICMS varia de acordo com cada estado. Portanto, o mesmo produto pode estar inserido nesta tabela em um estado, e no outro não!

Para cessar a incidência de sonegação fiscal por parte dos comerciantes, ou seja, “esconder” as vendas para não pagar imposto, o governo criou o programa Nota Fiscal Goiana para incentivar o consumidor a exigir suas notas fiscais.

Desta forma, ao emitir nota fiscal, o comerciante não tem como mascarar suas vendas e o consumidor pode sair lucrando, pois, ao exigir a inclusão de seu CPF ou CNPJ na nota, terá créditos convertidos em dinheiro.

Para poder receber estes créditos, o consumidor deve se cadastrar no programa Nota Fiscal Goiana.

O cadastro é feito por meio do site do programa, de forma online. O consumidor deverá informar seus dados cadastrais como documentos, endereço, telefone, e-mail e criar uma senha.

Posteriormente, também deverá vincular sua conta bancária para poder solicitar o resgate dos créditos.

O resgate só poderá ser feito em contas nominais aos usuários. Os créditos são intransferíveis!

Como se Cadastrar no Programa

O cadastro no programa Nota Fiscal Goiana e feito pela internet.




Somente com após o cadastro de uma conta, o programa irá possibilitar o saque dos créditos arrecadados.

Para saber como cadastrar CPF na nota, confira as instruções abaixo:

  • Acesse o site Nota Fiscal Goiana;
  • Na parte superior da homepage, há um campo de identificação para acessar o sistema, solicitando o CPF e Senha. Logo abaixo do campo, clique em Cadastre-se, como indicado na imagem abaixo:

como-se-cadastrar-na-nota-goiana

  • Você será redirecionado a uma página onde deverá informar seu CPF, Nome da Mãe e Data de Nascimento;
  • Clique em Cadastrar;
  • Em seguida, haverá um formulário um pouco extenso, mas que deverá ser preenchido integralmente para sua segurança. Nele, você deverá informar dados como seu Nome Completo, Endereço, E-mail, Senha etc.
  • Clique em Cadastrar;
  • Se todas as informações estiverem corretas, você terá criado sua conta! Para habilitá-la, o sistema irá enviar um e-mail no seu endereço eletrônico cadastrado. Você deverá clicar no link para efetivar seu cadastro!

Após este procedimento você terá criado sua conta e poderá acessá-la de onde, quando e como quiser.

Isto e possível pois o acesso é permitido em qualquer dispositivo com acesso à internet, como celulares, tablet e computadores em geral.

Como Consultar Saldo Nota Goiana

Após cadastrar CPF na Nota Fiscal Goiana, você deverá solicitar a inclusão do seu documento nas notas fiscais.

Para acompanhar a conversão de notas em créditos, você pode verificar o seu saldo no programa quando quiser.

Para fazer isto, basta que o consumidor acesse a Nota Fiscal Goiana por meio do portal, com seu CPF e Senha cadastrada.

Ao entrar no portal, você poderá conferir seu saldo de créditos e, se quiser, poderá solicitar o resgate em sua conta bancária.

Além disso, você também tem acesso às notas fiscais emitidas em forma de extrato.

Desta forma, você poderá conferir o valor de crédito gerado em cada nota, já que este valor pode variar drasticamente.

Isto acontece, pois, o valor cobrado de ICMS em cada produto ou serviço pode variar muito.

Muitos itens possuem o ICMS tributado na fonte. Ou seja, não é o consumidor final que paga por ele.

Por isso, estes determinados produtos não representam créditos ao consumidor.

No entanto, mesmo nestes casos, é recomendado sempre solicitar seu CPF/CNPJ na nota, já que a partir do valor de sua compra, independente do crédito arrecadado, você estará concorrendo a sorteios.

cadastro-nota-fiscal-goiana

Como Resgatar Seus Créditos

Para resgatar os créditos arrecadados no programa Nota Fiscal Goiana, você deverá conferir CPF na nota consulta.

Ao conferir o valor disponível para saque, você pode resgatar os créditos na sua conta bancária que deve estar cadastrada previamente no programa.

A conta pode ser oriunda de qualquer banco brasileiro. Além disso, o sistema permite a adesão de contas correntes e poupanças.

No entanto, o programa Nota Fiscal Goiana não libera o saque dos créditos em contas salário, Conta Fácil, Cartão Cidadão ou Bolsa Família.

Além disso, como mencionado, a conta deve ser de sua titularidade. O saque não pode ser realizado em contas de terceiros, mesmo que cônjuge ou algum familiar.

Para cadastrar sua conta bancária, você deve informar o número de sua conta bancária – corrente ou poupança – e de sua agência.

Alguns bancos têm algumas especificidades como a supressão de alguns zeros antes dos números seguintes.

O processo é simples e se as informações estiverem corretas você poderá realizar o procedimento em poucos minutos.

Outra informação importante é que, além do resgate em sua conta bancária, os créditos arrecadados podem ser revertidos em abatimento no pagamento de IPVA.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores pode sofrer descontos de até 60% no valor.

Quem Tem Direito de Participar do Programa

Participar da Nota Fiscal Goiana é uma facilidade que pode ser aderida tanto por Pessoa Física quanto por Pessoa Jurídica.
As contas pessoais exigem que o cidadão crie o cadastro em seu nome com seus respectivos documentos.

Desta forma, o resgate dos créditos só poderá ser feito na sua própria conta bancária. Esta modalidade de conta oferece o benefício do abatimento do IPVA.

Já nas contas empresariais da Nota Fiscal Goiana permite que as empresas se cadastrem e também possam resgatar seus créditos.

No entanto, neste perfil de conta, ao solicitar seus cupons fiscais é necessário exigir o CNPJ na nota, em vez do CPF.

Além disso, o resgate dos créditos só poderá ser feito em conta bancária no nome da empresa.

É importante ressaltar que, embora o programa Nota Fiscal Goiana pertença ao estado de Goiás, para se cadastrar no programa não é necessário residir no estado.

Desta forma, você poderá angariar os créditos emitidos por empresas goianas e arrecadar mais bônus em sua conta.

Telefone de Contato da NFG

Na página da Nota Fiscal Goiana há o campo Fale Conosco no menu principal.

Nele você encontra um campo para se identificar e informar seu e-mail. No campo principal você pode digitar uma mensagem à SeFaz.

Secretaria da Fazenda é o órgão responsável pela administração do programa.

Caso você deseje manifestar alguma crítica, sugestão ou sanar alguma dúvida de forma eletrônica, pode encaminhar a mensagem.

Além do campo de mensagens, você ainda pode telefonar na Secretaria da Fazenda de Goiás.

Neste telefone você também poderá sanar seus questionamentos.

Por meio do número 0300 210 1994.

O endereço da SeFaz é Av. Vereador José Monteiro n.° 2233 Setor Nova Vila – CEP: 74.653-900 – Goiânia – GO.

Vantagens da Nota Goiana

Os benefícios oferecidos pelo programa Nota Fiscal Goiana são inúmeros e beneficiam diversos setores da população e do comércio.

Ao realizar o CPF na nota cadastro, o consumidor tem a principal vantagem que é contribuir com a justiça fiscal comercial do estado de Goiás.

Desta forma o consumidor exerce ativamente sua cidadania ao cobrar a emissão das notas fiscais.

Como forma de recompensa, outra vantagem do programa é a recompensa monetária que a Nota Fiscal Goiana dispõe.

A possibilidade de participar ativamente do ciclo fiscal é um dos principais fatores a se considerar para o consumidor.

Outro benefício muito vantajoso são os sorteios que são disponibilizados pelo programa Nota Goiana.

Para concorrer aos sorteios é necessário habilitar sua conta. Após a habilitação, as participações seguintes são automáticas.

Os sorteios do programa são feitos pelas Loterias do Brasil de forma totalmente transparente, já que são abertos ao público.

A sua participação nos sorteios é vinculada às suas notas fiscais. Quanto mais notas fiscais com CPF ou CNPJ você tiver no período do sorteio, mais chances você terá!

Os prêmios podem variar e em datas especiais podem chegar a até R$1.000.000,00 de reais!

O resultado é divulgado no próprio portal e identifica o ganhador por meio do número sorteado.

Caso você ganhe, o sistema irá te indicar e você poderá fazer o resgate do prêmio em sua conta bancária como se fosse credito arrecadado!

O Comércio e a População também são amplamente beneficiados pelo programa.

Com a incidência da Nota Fiscal Goiana, há a manutenção de um comércio correto e a diminuição da concorrência desleal.

Além disso, com a exigência de notas fiscais o comércio paralelo de falsificações e pirataria também é prejudicado, o que beneficia o consumidor e o impede de ser lesado.

Todas estas esferas possibilitam um ciclo que preserva o mercado e o consumidor.

Em última instância a população é quem ganha com o programa, não apenas monetariamente, mas social e comercialmente.

Como Funcionam os Sorteios

Os Sorteios da Nota Fiscal Goiana são outro incentivo que levam o consumidor a ganhar vantajosos prêmios em dinheiro.

Para participar dos sorteios e necessária angariar pontos que serão trocados por bilhetes virtuais.

A cada R$ 1,00 real gasto em sua nota fiscal, você ganha 1 ponto no programa.

Ao atingir 100 pontos, é trocado por 1 bilhete numerado.

Quanto mais bilhetes você tiver para concorrer aos sorteios, mais chances você terá.

Vale lembrar que as compras sem retorno de ICMS e crédito também obedecem à regra dos pontos e geram bilhetes da mesma forma.

Se seu perfil no programa estiver habilitado para os sorteios, o processo de arrecadação de pontos e bilhetes é automático!

Para participar dos sorteios não há qualquer tipo de custo ou taxa de adesão ou administração.

Os pontos que você arrecada para os sorteios também não são descontados de seus créditos, mas são gerados em paralelo a eles!

Sendo assim, você mantém seus créditos e seus pontos e bilhetes e pode ser beneficiado tanto pelo resgate quanto pelos sorteios!